5 Mitos e Lendas sobre manutenção automotiva

Como praticamente tudo na vida, a prática da manutenção automotiva não fica isenta de lendas e boatos, hoje conhecidos também como “hacks” que prometem dar aquele jeitinho para facilitar a nossa vida e a do carro. A seguir, separamos cinco dos mais comentados pelas ruas e postos de gasolina do Brasil e vamos explicar se procedem ou não.

 1 – Descer ladeiras em ponto morto economiza combustível

 Este mito vem de muito tempo atrás e tem uma base de verdade nele. Em modelos de veículos mais antigos, dotados de carburador, esta prática era necessária para reduzir o consumo de combustível. Entretanto, nos dias atuais, a injeção de combustível é automaticamente cortada quando o veículo desce ladeiras engatado, já que o movimento das rodas é capaz de fazer o motor girar.

Se você desengatar o câmbio, o motor será acionado pela injeção de combustível. Resumindo, na prática hoje é o inverso. Descer engrenado é mais econômico do que desengatado, além de se manter o freio motor – o que reduz o desgaste dos discos ou tambores dos freios. 

 2- Para travar um carro automático ao estacionar, basta deixar a posição P

Na verdade, essa afirmação está correta. Contudo, esta prática é extremamente desaconselhável porque, com o tempo, a trava do câmbio ficará danificada e a manutenção de um câmbio automático é caríssima.

Muitos não sabem, mas há um procedimento correto ao estacionar um veículo automático. Primeiramente, pare o automóvel, puxe o freio de mão, leve a alavanca para a posição N, espere o carro ficar preso pelos freios e, por último, coloque o câmbio na posição P.

3- O gás do ar-condicionado tem prazo de validade

Não existe prazo de validade para o gás do ar-condicionado e ele também não acaba por uso. A recarga ou substituição só é necessária em caso de vazamentos decorrentes de algum problema no reservatório ou nas mangueiras. Em condições normais, o gás do ar condicionado dura toda a vida útil do veículo.


4- O motor deve ser aquecido antes de sair em dias frios

Este é outro boato que vem de muito tempo atrás. Ele também tem um fundo de verdade, logo que os veículos mais antigos movidos a carburador meio que exigiam isso. Hoje, graças à injeção eletrônica, esta prática entrou em desuso.

Por causa dela e da maior eficiência das atuais bombas de óleo e combustível, a lubrificação do sistema e a dosagem da mistura de ar e combustível já estão programadas automaticamente para a próxima partida.

 5- Acelerar o carro antes de desligar lubrifica o sistema

Este é um mito e, pior de tudo, acontece exatamente o contrário do que ele conta. Acelerar o carro antes de desligar o motor retira o óleo lubrificante das paredes dos cilindros, logo que a gasolina bombeada escorre após não ter sido queimada.

Esta prática prejudica a próxima partida, uma vez que os componentes passarão por um atrito maior. Essa lenda se espalhou porque veículos antigos com motores de dois tempos e carburador necessitam de pressão do pedal no acelerador para aprimorar a partida na próxima vez.

E não se esqueça: precisando de bateria automotiva, para moto, lancha ou estacionárias, é só entrar em contato conosco. Temos os melhores preços com pagamento facilitado. A Rede Dura Mais Baterias está localizada na Avenida Salim Farah Maluf, 4020 – Mooca. Nosso telefone é o (11) 2021-0550.

Emergência? Ligue  (11) 2021-0550 ou (11) 94969-6936

A Rede Dura Mais Baterias atenderá você de forma exclusiva e profissional, com técnicos preparados para solucionar sua necessidade, seja para bateria automotiva, ou para bateria de moto ou para bateria estacionária

© 2018 Todos os Direitos Reservados Rede Dura Mais Baterias